A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou na manhã desta quarta-feira (16) a operação “Corsários Virtuais”, que mira uma quadrilha especializada em crimes cibernéticos. O grupo é acusado de invadir contas bancárias de vítimas e realizar transferências de valores altos por meio de técnicas sofisticadas de invasão e controle remoto de computadores.
A investigação, conduzida por agentes da 26ª DP (Todos os Santos), revelou que os criminosos monitoravam a atividade digital das vítimas antes de iniciar os ataques, que começavam com o acesso remoto aos seus computadores pessoais. Em um dos casos apurados, uma das vítimas teve um prejuízo superior a R$ 480 mil.
A operação conta com o apoio da Polícia Civil de Goiás, e tem como objetivo cumprir seis mandados de busca e apreensão e tentar recuperar parte do dinheiro desviado, bloqueando os valores encontrados nas contas dos envolvidos.
Esquema envolvia “laranjas” e empresas de fachada
Segundo os investigadores, os valores roubados das contas das vítimas eram repassados inicialmente para contas de “laranjas” — pessoas que cediam seus dados bancários para movimentar o dinheiro ilegal. Em seguida, os valores eram transferidos para empresas controladas por membros da quadrilha, como forma de disfarçar a origem ilícita do dinheiro.
Apenas em uma dessas empresas, considerada “de fachada”, os criminosos movimentaram mais de R$ 1,8 milhão entre novembro de 2023 e março de 2024.
Além das transferências bancárias, os investigados também usavam o dinheiro dos golpes para comprar veículos de luxo, que eram registrados em nome de terceiros, reforçando a estratégia de ocultação de patrimônio.
Vítimas em diversos estados
Durante a investigação, a polícia identificou vítimas em outros estados brasileiros. Por isso, os dados coletados pela Polícia Civil do Rio estão sendo compartilhados com as forças policiais desses estados para ampliar o alcance das investigações e identificar outros integrantes da quadrilha.
A operação segue em andamento e mais desdobramentos são esperados nos próximos dias.