21º

Rio de Janeiro

sábado, 11 de outubro de 2025

Deputado TH Joias é alvo de megaoperação contra tráfico e corrupção no Rio

Deputado TH Joias é alvo de megaoperação contra tráfico e corrupção no Rio

por

Portal Exato

03/09/2025

3 min de leitura
JUP_8351-860×573

A manhã desta quarta-feira (3) foi marcada por uma operação conjunta da Polícia Federal, do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e da Polícia Civil, que tenta prender o deputado estadual Thiego Raimundo dos Santos Silva, conhecido como TH Joias (MDB). O parlamentar é investigado por tráfico de drogas, corrupção, lavagem de dinheiro e por negociar armas com o Comando Vermelho (CV).

Até o momento, TH não foi encontrado e já é considerado foragido. Dois homens foram presos: um assessor do deputado e um traficante ligado à facção.

Duas operações em andamento

As investigações correm em duas frentes distintas, mas complementares.

  • Na esfera federal, a Operação Zargun cumpre 18 mandados de prisão preventiva e 22 de busca e apreensão, além do bloqueio de R$ 40 milhões em bens. O inquérito aponta que TH atuava em um esquema de corrupção envolvendo chefes do CV, policiais militares, ex-secretários e até um delegado da Polícia Federal. Os investigados devem responder por organização criminosa, tráfico internacional de armas e drogas, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.
  • Na esfera estadual, a Operação Bandeirante denunciou TH e outros quatro investigados por associação para o tráfico e comércio ilegal de armas de uso restrito. Segundo o MPRJ, o grupo tinha ligação estável com o CV e atuava em comunidades da Maré, do Alemão e em Parada de Lucas, intermediano a venda de drogas, armas e equipamentos usados para inibir operações policiais. A denúncia foi oferecida pelo procurador-geral de Justiça do Rio, Antonio José Campos Moreira, e resultou em mandados cumpridos em endereços da Barra da Tijuca, Freguesia e Copacabana.

Um dos locais de busca foi a própria Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).

Quem é TH Joias

Thiego Raimundo assumiu cadeira na Alerj em 2024, após a morte do deputado Otoni de Paula Pai. O primeiro suplente, Rafael Picciani, preferiu permanecer como secretário estadual de Esporte e Lazer, abrindo espaço para a posse de TH.

Antes da política, ele ficou conhecido como ourives e designer de joias personalizadas, negócio herdado da família em Madureira, na Zona Norte do Rio. Suas criações chegaram a artistas como o funkeiro Poze do Rodo, o cantor L7 e o jogador Vini Jr.

Próximos passos

O deputado, a Alerj e o MDB ainda não se manifestaram sobre a operação. A expectativa é que, nas próximas horas, as autoridades federais e estaduais detalhem os desdobramentos das investigações.

TH Joias, agora foragido, é apontado como peça central em um esquema que mesclava política, crime organizado e lavagem de dinheiro — um caso que pode ter forte impacto dentro e fora do Parlamento fluminense.

Compartilhe esta notícia:

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação.