25º

Rio de Janeiro

sábado, 29 de novembro de 2025

Operação na Maré fecha Linha Amarela, deixa três mortos e criança baleada

Operação na Maré fecha Linha Amarela, deixa três mortos e criança baleada

por

Portal Exato

26/11/2025

3 min de leitura
mare-1

Uma operação emergencial da Polícia Civil no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio, provocou intensos tiroteios e interrompeu o trânsito na Linha Amarela na manhã desta quarta-feira (26). Três suspeitos morreram e um menino de 10 anos foi baleado durante a ação, que teve início após a inteligência da corporação identificar uma possível tentativa de invasão: traficantes da Vila do João, área controlada pelo Terceiro Comando Puro (TCP), estariam se deslocando para atacar a Nova Holanda, dominada pelo Comando Vermelho (CV).

Criança ferida e prisões

O menino foi atingido na perna e levado inicialmente para a Clínica da Família Jeremias Moraes da Silva. Depois, foi transferido para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, onde permanece em estado estável. Os três mortos seriam seguranças de uma liderança do TCP. Um outro suspeito foi preso, e os agentes apreenderam dois fuzis, uma pistola e drogas.

Movimentação policial

A Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) segue na comunidade à procura de um dos envolvidos, cujo nome não foi divulgado. A operação conta com helicópteros, blindados e apoio do 17º BPM (Ilha do Governador) e do Batalhão de Choque.

Moradores relataram confrontos também nas regiões da Vila dos Pinheiros, Salsa e Conjunto Esperança. Escolas suspenderam as aulas e quatro unidades de saúde fecharam devido ao risco.

Vídeos mostram correria

Imagens que circularam nas redes sociais registram a fuga de moradores, motos acelerando entre os tiros e motoristas dando marcha à ré para escapar dos disparos. Em um dos vídeos, policiais aparecem interditando a Linha Amarela, enquanto um helicóptero da Polícia Civil sobrevoa a Vila do João.

UFRJ interrompe aulas após bala perdida

Uma bala perdida atingiu o prédio do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) no campus do Fundão, assustando estudantes. A Universidade Federal do Rio de Janeiro informou que, por segurança, suspendeu as aulas no período da tarde e noite.

Fechamentos na Linha Amarela e impacto no trânsito

A Linha Amarela chegou a ser totalmente fechada no sentido Fundão por volta das 11h15 e, embora tenha sido reaberta minutos depois, voltou a ser interditada ao meio-dia. No sentido Barra, o tráfego seguiu normal. A Linha Vermelha permaneceu liberada nos dois sentidos, mas o Centro de Operações da Prefeitura recomendou evitar as vias expressas, incluindo a Avenida Brasil.

Trajeto do Flamengo mantido

Apesar do clima de tensão, o comandante da PM, coronel Marcelo de Menezes, afirmou que o trajeto do ônibus do Flamengo rumo ao Aeroporto do Galeão não sofrerá alterações e garantiu reforço policial na região.

Confronto histórico entre facções

A disputa entre Comando Vermelho e Terceiro Comando Puro na Maré é antiga e concentra-se especialmente na região conhecida como “Divisa”, onde confrontos frequentes impõem restrições à circulação e instalação de barricadas. Nos últimos meses, operações voltadas contra lideranças do TCP intensificaram o cenário de violência. Uma dessas ações resultou na morte do traficante Cria, apontado como responsável por ataques e estratégias de expansão da facção.

A operação desta quarta-feira voltou a provocar impactos imediatos na cidade, refletindo a tensão permanente que afeta os 16 conjuntos de favelas que formam o Complexo da Maré.

Compartilhe esta notícia:

Notícias em destaque

Nenhum post encontrado.

Inscreva-se na newsletter

Trompet

Anuncie sua empresa aqui

Aumente a visibilidade da sua empresa.

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação.