A Polícia Civil realizou, nesta quinta-feira (25), uma operação que terminou com a morte de Vinícius Farias de Azeredo, apontado como membro do Bonde do Loirinho, considerado o maior grupo de roubo de veículos do estado. A ação aconteceu na Rua Uranos, próximo ao Complexo da Penha, na Zona Norte do Rio.
De acordo com a polícia, Vinícius estava em um carro roubado há cerca de 15 dias e acompanhado de outro criminoso quando os agentes chegaram ao local. Houve troca de tiros, e ele acabou baleado. No veículo, foram apreendidos armas de grosso calibre, uma granada, colete à prova de balas, bloqueador de sinal e o automóvel usado em diversos crimes.
Quadrilha em destaque
O Bonde do Loirinho vinha sendo investigado há quatro meses por diferentes delegacias especializadas. O grupo é acusado de uma série de assaltos violentos, inclusive contra turistas em frente ao Aeroporto Santos Dumont, além da tentativa de latrocínio contra o goleiro Rossi, do Flamengo, em maio deste ano.
O bando atua em regiões movimentadas como Centro, Botafogo, Flamengo e Praça da Bandeira, sempre com armamento pesado. O líder, Rodrigo Correia Martins da Piedade, conhecido como Loirinho, está foragido desde 2018 e possui 14 mandados de prisão em aberto.
Operação Torniquete
A ação desta quinta-feira integra a segunda fase da Operação Torniquete, deflagrada em setembro de 2024. Até agora, a operação já resultou em mais de 640 prisões, recuperação de cargas e veículos avaliados em R$ 42 milhões e bloqueio de cerca de R$ 70 milhões em bens e valores.
As investigações seguem para identificar e prender outros integrantes da quadrilha.