Pelo menos seis suspeitos foram mortos nesta sexta-feira (10) durante uma grande ofensiva policial contra o Comando Vermelho (CV), realizada simultaneamente em 15 favelas do Rio de Janeiro e da Região Metropolitana. A ação, batizada de Operação Contenção, tem o objetivo de conter o avanço da facção em áreas dominadas por grupos rivais e milícias.
A megaoperação ocorre um dia após a morte de Ygor Freitas de Andrade, conhecido como Matuê, apontado como um dos principais líderes do CV na Zona Oeste. A morte do criminoso motivou o reforço da presença policial em diversas comunidades consideradas estratégicas pela facção.
O confronto mais violento foi registrado no Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho, na Zona Norte. De acordo com a Polícia Militar, agentes do 41º BPM (Irajá) foram recebidos a tiros durante incursão na comunidade. Seis suspeitos foram atingidos e morreram no local.
Além do Juramento, equipes das polícias Militar e Civil atuam em outras localidades: Bateau Mouche, Chacrinha, Cidade de Deus, Complexo da Mangueirinha, Gardênia Azul, Morro da Caixa D’Água, Morro do Banco, Morro do Dezoito, Morro do Jordão, Muzema, Pendura-Saia, Rio das Pedras, Tijuquinha e Vila Kennedy.
Segundo a Polícia Civil, a Operação Contenção é permanente e visa enfraquecer a estrutura financeira, logística e armamentista do Comando Vermelho. Desde o início da iniciativa, em abril deste ano, 98 suspeitos foram presos e outros 10 morreram em confrontos com as forças de segurança.
A ação desta sexta mobiliza unidades especializadas como o Bope, o Batalhão de Choque e delegacias da Polícia Civil, em um dos maiores esforços recentes para desarticular a atuação da facção em diferentes pontos do estado.