O governador em exercício do Rio de Janeiro, Ricardo Couto, oficializou uma série de mudanças na estrutura administrativa do estado, em movimentação que alcança setores considerados estratégicos da gestão pública. As alterações, publicadas no Diário Oficial desta quinta-feira (24), envolvem exonerações e novas nomeações em órgãos ligados à segurança pública, controle interno, fiscalização e defesa do consumidor.
A principal concentração de mudanças ocorreu na Secretaria de Estado de Polícia Militar, onde houve substituições em cargos de comando e funções de assessoramento. A reorganização é vista nos bastidores como parte do processo contínuo de ajuste da máquina pública e fortalecimento da estrutura operacional da corporação.
Entre os novos nomes anunciados estão Walter Teixeira da Silva Junior, que assume o 2º Comando de Policiamento de Área (CPA), e André Luis da Silveira Santos, nomeado para o 6º CPA. Também foi oficializada a chegada de Alexandre de Souza Rodrigues ao 10º Comando de Polícia de Proximidade e Orlinda Claudia Rosa de Moraes à chefia da Assessoria de Comunicação Social da Polícia Militar.
As mudanças ocorrem após a saída de oficiais que ocupavam funções de comando intermediário e cargos administrativos na secretaria, reforçando uma renovação na estrutura da corporação.
A reconfiguração promovida por Ricardo Couto também alcançou outros setores do governo. Na Secretaria de Fazenda, houve alteração na Assessoria Especial de Controle Interno, enquanto a Controladoria-Geral do Estado recebeu novo integrante em sua estrutura de corregedoria.
Na Secretaria de Polícia Penal, Roseli Felix Vieira Costa foi nomeada para a Ouvidoria da pasta, função considerada importante no relacionamento entre a administração penitenciária e a sociedade.
Outra mudança ocorreu no Procon-RJ. Thiago de Souza Pereira assumirá a Diretoria de Atendimento ao Consumidor, área responsável pelo acompanhamento das demandas da população e pela fiscalização das relações de consumo no estado.
As movimentações reforçam o processo de reorganização administrativa conduzido pelo governo estadual em um momento de desafios na gestão pública. Além de buscar maior eficiência operacional, as alterações sinalizam uma tentativa de fortalecer setores considerados essenciais para o funcionamento da máquina estadual, especialmente nas áreas de segurança, controle e prestação de serviços à população.






